Mensagens


Orando como Jesus Ensinou





"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca"(Mt 26.41).


Na lição de hoje estudaremos sobre a oração mais conhecida de todos os tempos: a Oração do Pai Nosso. Jesus proferiu esta conhecida oração. Esse modelo é singular (único) pela sua simplicidade e adequado pela sua objetividade e propósito; é um modelo que serve aos crentes de todos os tempos.


"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).


Mateus 6.5-13
5- E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
6- Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
7- E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
8- Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
9- Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10- Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11- o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12- e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
13- e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal; Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos sobre a oração mais conhecida de todos os tempos: a Oração do Pai Nosso. Jesus proferiu esta conhecida oração. Esse modelo é singular (único) pela sua simplicidade e adequado pela sua objetividade e propósito; é um modelo que serve aos crentes de todos os tempos.
I.A ORAÇÃO DEVE SER INERENTE AO CRENTE


1.   Aprendendo a orar com o Mestre
Jesus estava orando em determinado lugar com seus discípulos. Quando terminou de orar os discípulos pediram-lhe que os ensinasse a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. Jesus começou a lhes ensinar assim: “Portanto, orareis assim”. Jesus não estava dizendo que os discípulos “deviam” repetir mecanicamente esse modelo de oração toa vez que buscassem a face de Deus.


2.   Os discípulos já conheciam a respeito da oração?
Os discípulos já tinham conhecimento da oração, pois os judeus devotos e os gentios que criam em Deus tinham como costume orar. De acordo com Atos 3.1, os judeus tinham um horário determinado para as orações: de manhã (às 9h), à tarde (às 15h) e à noite (no pôr do sol). Todavia os discípulos nunca viram alguém orar como o Mestre.
3.   A oração era algo habitual para Jesus e seus discípulos.
Os discípulos podiam observar o exemplo de Jesus. A oração era uma prática habitual entre eles. Precisamos buscar a face de Deus em oração diariamente. É impossível que um discípulo não converse com seu mestre; que um servo não conheça o que o seu senhor deseja. Como está a sua vida de oração? Precisamos buscar a face de Deus em oração diariamente. A oração e a Palavra de Deus são imprescindíveis para uma vida cristã vitoriosa como discípulo e amigo do Senhor Jesus.
II. A ORAÇÃO-MODELO
1.   “Pai nosso, que estás nos céus”(v.9)Logo no inicio da oração, Jesus nos ensina a quem devemos dirigir nossas petições. Ao contemplar a Deus como Pai, o crente deve ter em mente três verdades bíblicas sobre o amor de Deus:


a)  Deus nos amou primeiro.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16). O seu amor por nós precede a nossa própria existência e, consequentemente, as nossas transgressões.


b) Deus nos adotou como filhos pelo Espírito de adoção.
Por meio da obra redentora de Cristo na cruz,”[...] nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade(Ef 1.5)


c) Deus nos fez herdeiros seus.
A única coisa destinada ao homem era a sua própria condenação, resultante dos seus pecados (Rm 6.23; Jo 3.18,19). Entretanto, Deus que é riquíssimo em misericordia quis nos justificar por sua graça e amor. Ele, “segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós” (I Pe 1.3,4)
2.    “Santificado seja o teu nome”(v9)
Deus é santo. Seu nome é exaltado em cima nos céus e em baixo na terra, acima de qualquer outro nome. A santidade de Deus é dada através do crente que dá bom testemunho. É dever de todo o crente honrar como santo o nome do Senhor nosso Deus, não só de lábios, mas com sua vida santa. Muitos estão profanando o nome de Deus à medida que dão mau testemunho.
3.    “Seja feita a tua vontade” (v10)
Abrir mão da nossa vontade nem sempre é fácil, requer total dependência de Deus. Jesus como homem perfeito, é o nosso exemplo. Certa vez Ele afirmou: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou...” Deus é um Pai amoroso, e a sua vontade sempre é boa, agradável e perfeita, por isso devemos nos submeter a Ele com alegria.


III. DECORRÊNCIAS PRÁTICAS DA ORAÇÃO-MODELO


1.    “O pão nosso de cada dia”:a luta diária contra a autossuficiência.


Jesus ensina que por mais que o homem trabalhe e lute para obter o seu sustento, Deus é o Provedor. Nenhum homem pode ignorar as providências divinas, mesmo que suas posses “garantam” sua manutenção. Deus conhece todas as nossas necessidades.
2.    Perdão das nossas dívidas.
O pecado é uma dívida que o homem contrai para com Deus quando transgride a sua Lei. O Senhor nos ensina a buscar o perdão do Pai e perdoar os que nos ofendem.
“se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”. (Mt 6.14,15)
3.    Livramento do mal.
Todo crente está sujeito às tentações e ataques do mal. Todos têm o seu lado frágil e susceptível ao mal de cada dia; este fato não pode ser negligenciado. Jesus nos advertiu: ”Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38)


CONCLUSÃO


Quando o crente aprende biblicamente como se dirigir a Deus em oração, estando com a sua vida cristã em ordem, passa a ter a certeza de que suas orações serão respondidas. Afinal, as Sagradas Escrituras nos garantem: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”(Jo 15.7).
 

©Copyright 2011 ADGP | TNB